Manual de uso

O aplicativo Agenda da Madu se propõe a ser um facilitador para pais e educadores, proporcionando muito mais segurança e conforto no dia a dia das crianças. Além disso, é uma solução muito mais viável financeiramente, mais eficiente e mais prática do que as agendas de papel. E por eliminar o processo de impressão, gera menos impacto para o meio ambiente.

LOGIN!

Para navegar a primeira vez na Agenda da Madu, você precisará realizar um cadastro rápido e simples, digitando um email de acesso e uma senha.

Depois desta primeira etapa, o acesso será automático, ou seja, o aplicativo identifica o email e a senha cadastrados, facilitando ainda mais o seu uso. Se você esquecer sua senha, é só clicar em “Esqueceu a senha?”, que ela será reenviada para o email cadastrado.

CADASTROS

Esta etapa com certeza será mais usada no início de cada ano, quando será necessário cadastrar todos os dados, como os itens que compõem os pratos oferecidos aos seus alunos, os professores que atuam em cada turma, quais as turmas que foram abertas este ano, quais são os alunos matriculados e o calendário anual, com as programações acadêmicas e festivas. Depois, ao longo do ano, você só precisará voltar a essa tela se houver mudanças, como itens do cardápio e novos alunos e/ou professores.

PRATOS

Nesta tela, você visualizará duas opções: alimentos que estão habilitados ou desabilitados, ou seja, a Agenda da Madu lhe permite manter um banco de dados amplo e visualizar as possibilidades nutricionais disponíveis no momento ou em época específicas do ano, como o famoso Panetone no Natal.

No botão Habilitados, ficam todos os alimentos/ingredientes que são servidos regularmente a seus alunos.

No botão Desabilitados, ficam os alimentos/ingredientes que não estão disponíveis no momento, mas que, a qualquer tempo, podem voltar ao cardápio.

Para cadastrar novos alimentos ou ingredientes, o processo é o mesmo, tanto no item Habilitados quanto no Desabilitados.

Clique no botão Novo e digite o nome do alimento ou ingrediente.

Com todos os alimentos disponíveis cadastrados, seguimos para a próxima etapa que é a montagem dos cardápios da semana.

 

CARDÁPIO

Clicando em cima de cada dia da semana, aparecerão as opções de refeição que são servidas em sua escola/creche (exemplo: colação, almoço, lanche da tarde e jantar). As opções são customizáveis, de acordo com o horário de funcionamento da escola/creche.

CADASTRO

Para criar uma nova opção de alimentação (café da manhã, por exemplo), basta clicar em Novo na parte inferior da tela e cadastrar a opção desejada, com a hora que ela deverá ser servida por sua equipe.
Para excluir uma opção, basta clicar no botão vermelho ao lado de cada opção de refeição (aquele com um X). Um alerta de confirmação surgirá em sua tela. Se tiver certeza que aquela refeição não será mais servida em sua escola/creche, clique em sim.
Mas, se esta etapa estiver programada para o ano todo, por exemplo, nosso sistema não lhe permitirá excluir a refeição por enquanto. Cancele a programação e repita o procedimento para exclusão.

MONTAGEM

Ao clicar na opção de refeição desejada, aparecerão todas as opções de alimentos que estiverem disponíveis naquele item anterior Habilitados e o período no qual você pretende servi-las. Pode ser por um dia, uma semana, um mês, um semestre ou para o ano todo. Vá rolando a tela para baixo para ver todas as opções e vá clicando em cima dos alimentos desejados, montando o cardápio a ser servido. As opções escolhidas mudarão de cor para o amarelo.

PROFESSORES

Voltando nas opções de cadastro disponíveis na Agenda da Madu, é a hora de cadastrar todos os professores que atuam em sua escola/creche. Essa tela possui o mesmo sistema de Habilitados e Desabilitados, facilitando a localização dos profissionais que atuam ou já trabalharam com você.
Para adicionar os profissionais, clique no botão Novo na parte inferior da tela. Você deve preencher o nome completo do professor, o número de registro que ele tiver recebido do setor de Recursos Humanos e o email institucional de sua escola/creche. É para esse email que o sistema enviará as comunicações que a diretoria fizer. É MUITO IMPORTANTE QUE O PROFESSOR SEJA INFORMADO SOBRE A NECESSIDADE DE SEMPRE VISUALIZAR ESSE EMAIL.
Para facilitar ainda mais o trabalho da diretoria, a Agenda da Madu permite cadastrar a foto do professor. Assim você não se confundirá se houver homônimos.

TURMAS

Nossa próxima etapa é o cadastro das turmas. Ela também funciona com o sistema de Habilitados e Desabilitados. Fechou uma nova turma? Basta clicar no botão Novo na parte inferior da tela e cadastrar a turma, incluindo nome, número de vagas, nome do professor e as datas de início e término das aulas. Feito isso, clique no botão Gravar e a turma já está pronta para receber o cadastro dos alunos, que é nossa próxima etapa.

ALUNOS

Essa talvez seja a etapa mais importante do cadastro: a relação de alunos, pois ela permite a visualização dos dados de todos os alunos matriculados em sua escola/creche e possui o Diário de Bordo, que é a parte do aplicativo que os pais/responsáveis irão visualizar. Seguindo a mesma estrutura do aplicativo, há as opções de alunos Habilitados e Desabilitados.
O cadastro dos alunos pode ser manual, gravando os dados um por um, ou gerado a partir de planilhas importadas do banco de dados do computador ou do filtro do programa de gerenciamento utilizado na escola/creche.
É muito importante que os registros dos alunos que pedirem o cancelamento da matrícula sejam mantidos na opção Desabilitados para que você possa ter todo o histórico das crianças durante o período em que elas estiveram sob a responsabilidade de sua escola. Isso é uma garantia até mesmo em questões jurídicas que a Agenda da Madu oferece à sua escola/creche.

CALENDÁRIO ANUAL

Nossa próxima etapa na Agenda da Madu é o cadastramento das atividades acadêmicas e festivas do ano, como início e término do período letivo, época de matrícula, datas comemorativas, festas, reuniões com pais e professores, etc.
À medida que as pessoas (professores, pais e responsáveis) forem cadastradas nas etapas anteriores, elas automaticamente passarão a integrar um banco de dados e poderão ser convidadas por email para um evento da escola.
Como a proposta da Agenda da Madu é facilitar a vida de todos, você só precisará marcar as pessoas que deseja chamar para determinado evento. Automaticamente, elas receberão um convite no email que tiver sido cadastrado no aplicativo. Você também pode cadastrar e enviar os convites por grupos. Por exemplo: reunião com professores do maternal, marque apenas os professores que dão aula para nesse segmento ou o grupo deles; festa do dia das mães, marque todas as mães/responsáveis ou o grupo delas e assim por diante.

DIÁRIO DE BORDO

Chegamos ao coração da Agenda da Madu: nosso Diário de Bordo! É por meio dele que você diretor(a) terá uma visão completa do dia a dia dos alunos. O mesmo se aplica aos pais/responsáveis. Todas as informações sobre a rotina da criança estão aqui.

Você pode visualizar todos os alunos por ordem alfabética ou fazer uma busca por palavra-chave, como, por exemplo, Maria Eduarda. Todas as alunas, professoras, mães ou responsáveis cadastradas no aplicativo com esse nome irão aparecer em sua tela. Basta clicar naquela sobre a qual deseja informações.

No caso dos alunos, você poderá visualizar as informações do Diário de Bordo cadastradas, como refeição, sono, evacuação e banho, medicamentos e mensagens.

Na parte das refeições, as opções disponíveis para preenchimento por parte dos professores (ou pelo responsável por esta função) são: tudo, parte ou rejeitou.

No sono, há as opções: dormiu, sim ou não, de tal hora a tal hora.

Na evacuação e banho, as opções são: evacuou, sim ou não; número de vezes; aspecto – normal, pastoso ou líquido; banho, sim ou não e em qual horário.

Na área dos medicamentos, é possível visualizar todos os medicamentos cadastrados que a criança deverá receber durante o período que estiver na escola, com o horário receitado pelo médico, além de informar se ela tomou o medicamento na hora pré-determinado. No caso de medicamentos de uso contínuo não é preciso cadastrar a informação dia a dia, basta clicar no botão Duplicar.

Os medicamentos ainda não ministrados, podem ser excluídos pelos pais e pela escola. Os botões disponíveis por medicamento são:

  Excluir o medicamento

  Duplicar o medicamento: O sistema irá lhe perguntar por quantos dias deseja duplicar o medicamento.

  Ministrar: informa que o medicamento foi dado à criança.

Neste item, você visualizará todos os contatos feitos pelos pais/responsáveis e poderá responder por aqui mesmo, como no Whatsapp. Para garantir o bom andamento dos trabalhos da escola/creche, a mensagem “O recebimento de mensagens está desabilitado durante o horário de aula. Em caso de emergência, entre em contato pelo telefone da escola” sempre aparecerá na tela do aplicativo na versão usada pelos pais.

 

Os pais só terão acesso ao diário de bordo de seus filhos, após você clicar em “Finalizar”. Antes disso, o diário estará visível apenas para a escola e após isso somente a diretoria da escola poderá editar um diário.

 

As professoras podem digitar as mensagens mas elas não serão enviadas aos pais. Elas ficam aguardando que o diário seja finalizado para que sejam enviadas aos pais. Até lá, ficam gravadas mas só disponíveis para leitura das professoras.