Dúvidas frequentes:

Escolas

Para navegar pela primeira vez na Agenda da Madu, você precisará realizar um cadastro rápido e simples, digitando um e-mail de acesso e uma senha, clicando em CRIAR CONTA DE ESCOLA.

Depois desta primeira etapa, o acesso será automático, ou seja, o aplicativo identifica o e-mail e a senha cadastrados, facilitando ainda mais o seu uso. Se você esquecer sua senha, basta clicar em “Esqueceu a senha?”, que ela será reenviada para o seu e-mail cadastrado. Assim, é importante o correto cadastro de seu e-mail e que ele seja um endereço de fácil acesso pra você, já que o aplicativo Agenda da Madu usará este canal de comunicação pra vários de seus informativos.

 

Esta etapa com certeza será mais usada no início de cada ano, quando será necessário cadastrar todos os dados, como os itens que compõem os pratos oferecidos aos seus alunos, os professores que atuam em cada turma, quais as turmas foram abertas no ano vigente, quais são os alunos matriculados e o calendário anual, com as programações acadêmicas e festivas. Depois, ao longo do ano, você só precisará voltar a essa tela se houver mudanças, como itens do cardápio e novos alunos e/ou professores.

Neste item, serão lançados os pratos, alimentos e/ou ingredientes das refeições que serão servidas em sua escola/creche.

Para cadastrar novos pratos, alimentos e/ou ingredientes, clique em PRATOS e em seguida, clique no botão NOVO ou no sinal de MAIS(+) no rodapé da tela. Digite o nome do prato, alimento e/ou ingrediente desejado e complemente com a sua composição e/ou alguma informação nutricional na linha debaixo. Clique em GRAVAR.

Os pratos, alimentos ou ingredientes cadastrados estarão dispostos em ordem alfabética, mas é possível acessá-los através da lupa de pesquisa, no alto da tela.

No cabeçalho desta tela, também é possível visualizar duas opções: HABILITADOS e DESABILITADOS. Nessas duas categorias estão os alimentos habilitados e desabilitados, ou seja, a Agenda da Madu lhe permite manter um banco de dados amplo e visualizar as possibilidades nutricionais disponíveis no momento ou em épocas específicas do ano, como o famoso Panetone no Natal ou uma fruta de época. Portanto, se um determinado alimento não estiver sendo consumido em um período de tempo, é possível desabilitá-lo, mantendo-o em DESABILITADOS, e recolocá-lo de volta em HABILITADOS quando for necessário, clicando em ATIVAR na tela de cadastro do alimento.

RESUMINDO:

No botão Habilitados, ficam todos os alimentos/ingredientes que são servidos regularmente a seus alunos.

No botão Desabilitados, ficam os alimentos/ingredientes que não estão disponíveis no momento, mas que, a qualquer tempo, podem voltar ao cardápio.

Com todos os alimentos disponíveis cadastrados, seguimos para a próxima etapa que é a montagem dos cardápios da semana.

Você pode querer ler:

Como monto o Cardápio da minha escola/creche?

 

Padronizando o nome e horário das refeições:

Entrando no item Cardápio, vemos os retângulos com os nomes dos dias da semana, iniciando no Domingo e finalizando no Sábado. Clicando em cima de cada dia da semana, abrirá uma tela para a inserção e cadastro do nome das refeições que serão servidas em sua escola. Basta clicar em NOVO ou no sinal de MAIS(+), no rodapé da tela e digitar, por exemplo, café da manhã e o horário que será servido, e assim, sucessivamente, para lanche, almoço, lanche da tarde, jantar ou qualquer nome de refeição que queira padronizar no aplicativo. As opções são customizáveis, de acordo com o horário de funcionamento da escola/creche. A partir desse ponto, os nomes das refeições, em cada dia da semana, estarão fixos, podendo ser editados ou excluídos, se necessário. Mas, se esta refeição, estiver com programação de pratos/alimentos para um período de tempo a frente, o sistema não permitirá a exclusão desta refeição. Cancele a programação de pratos/alimentos e repita o procedimento para exclusão.

Neste ponto, já é possível cadastrar o cardápio de cada refeição.

Montando o cardápio:

Escolha o dia da semana e a refeição para a qual deseja montar o cardápio, clicando sobre ela. Na tela seguinte, clique em NOVO ou no sinal de MAIS(+) no rodapé da página. Uma outra tela se abrirá para que seja escolhida a Turma para a qual será servida essa refeição. Você pode marcar mais de uma turma para cada refeição. A Turma escolhida mudará de cor, indicando sua seleção. Lembrete: para que você possa escolher Turmas para as refeições, é necessário que estas tenham sido cadastradas previamente no aplicativo, clicando no item Turmas – Leia, em nosso suporte, a pergunta : Como cadastro as Turmas da minha escola/creche? Clique em PRÓXIMO. 

No topo da próxima tela, aparecerá escrito o dia da semana e as lacunas para que sejam preenchidas a data inicial e a data final na qual o cardápio em lançamento será servido. Clique nos pequenos calendários e escolha as datas. IMPORTANTE: o sistema só permitirá a escolha de datas condizentes com o dia da semana selecionado. Por exemplo: se escolher uma segunda-feira, o sistema só permitirá a escolha de dias do mês que sejam segundas-feiras e da mesma maneira, com os demais dias da semana. 

Dessa forma, é possível escolher a mesma data de início e de término para um cardápio, se ele for servido apenas naquele único dia. Mas se ele for se repetir em todas as quartas-feiras, por exemplo, basta marcar como data de início a primeira quarta-feira do mês e, como a data término, a última quarta-feira desse mesmo mês. O sistema entenderá que aquele cardápio será servido para aquela refeição em todas as quartas-feiras do mês em questão.

Agora que temos dia da semana e data, turma e nome da refeição escolhidos, é hora de marcar dentre os pratos/alimentos cadastrados, os que serão servidos naquela refeição. Os pratos/alimentos estarão dispostos em ordem alfabética, bastando apenas rolar a tela para encontrá-los ou através da lupa de pesquisa, no alto da tela. Encontrando o prato/alimento desejado, clique sobre ele e seu retângulo mudará de cor, indicando que foi selecionado. Escolha e clique quantos pratos/alimentos desejar. Para finalizar, clique em GRAVAR no rodapé da página.

Siga esses passos para cada refeição e período de tempo desejado. Você pode criar os seus cardápios diariamente, semanalmente, mensalmente ou até por períodos maiores, se desejar.

Você pode querer ler:

Como cadastro as Turmas da minha escola/creche?

Como cadastro os Pratos/Alimentos do cardápio?

Para adicionar professores/profissionais atuantes em sua escola, clique no botão PROFISSIONAIS, localizado no menu rolante da página principal da Agenda da Madu. Clique em NOVO ou no sinal de MAIS(+), situado no rodapé da tela. Na próxima tela, a escola deverá preencher o nome completo do profissional, o número de registro, recebido do setor de Recursos Humanos, o seu e-mail e em que setor que exercerá sua atividade na escola/creche. Os cargos poderão ser selecionados entre Coordenação, Diretoria Administrativa, Diretoria Pedagógica, Nutricionista, Professor, Professor substituto, Secretaria. Sobre os e-mails fornecidos pelos profissionais, é importante frisar para todos que, este será o canal através do qual o aplicativo Agenda da Madu e escola/creche farão o fluxo de sua comunicação. É MUITO IMPORTANTE QUE O PROFISSIONAL SEJA INFORMADO SOBRE O CORRETO PREENCHIMENTO DESSE E-MAIL E DA NECESSIDADE DE SEMPRE VISUALIZÁ-LO.
No cadastro de profissionais, ainda é possível a inserção de uma foto em cada perfil. Basta, dentro de cada perfil profissional, clicar no ícone da máquina fotográfica no centro superior da tela e escolher uma foto da galeria do dispositivo ou tirar uma foto.

O cadastro de profissionais também conta, como outras funcionalidades do aplicativo, com as abas Habilitados e Desabilitados, onde é possível ter, em fácil localização, os profissionais que atuam ou já atuaram em sua escola/creche. Ou seja, profissionais não atuantes são desabilitados, mas não, apagados das informações do sistema.

       

Entre na funcionalidade Turmas  e clique em NOVO ou no sinal de MAIS(+) no rodapé da tela para abrir uma nova turma. Na tela seguinte,  preencha o nome da turma, o número de vagas, nome do professor responsável e as datas de início e término nas quais a turma estará ativa no ano em questão. Feito isso, clique no botão GRAVAR e a turma já está pronta para receber o cadastro dos alunos, que é nossa próxima etapa.

Lembre-se que essa funcionalidade  também funciona com o sistema de Habilitados e Desabilitados. Caso uma turma deixe de existir, basta clicar em DESABILITAR e esta não estará na lista de turmas ativas para o período que desejar.

Você pode querer ler:

Como cadastro os meus Alunos?

     

Nesse item, realiza-se a inserção de alunos matriculados em suas turmas. Através do sinal de mais, no rodapé da tela, pode-se adicionar o nome do aluno, nome dos pais, telefone, turma e turno. Clique em gravar. Caso alguma informação precise ser modificada após o cadastro inicial, basta voltar ao nome/tela do aluno, editar as informações desejadas e clicar novamente em gravar. O dados serão atualizados.

O cadastro dos alunos pode ser manual, realizando inserções um a um ou, a partir de planilhas geradas e importadas do banco de dados do computador ou do programa de gerenciamento utilizado na escola/creche.

É importante salientar, bem como no lançamento dos dados em outros itens, que as informações adicionadas neste item, devem estar corretas e atualizadas para que aconteça o perfeito funcionamento do aplicativo.

Na tela de cada aluno já cadastrado, é possível observar o botão “DESATIVAR”. Esse botão possui a função de retirar o aluno do cadastro em vigor, chamado de HABILITADOS, colocando-o em um cadastro à parte, chamado DESABILITADOS, como, por exemplo, quando um aluno não encontra-se mais matriculado na escola. Todas as informações desse “ex-aluno” continuarão mantidos no registro da Agenda da Madu, sem prejuízo ao funcionamento dos dados dos alunos matriculados. Caso esse mesmo aluno, volte a estar matriculado, basta acessar a barra de DESABILITADOS, no cabeçalho da tela de alunos, encontrar o nome procurado e clicar em ATIVAR. O aluno voltará para o cadastro de alunos matriculados, bastando apenas atualizá-lo em sua turma e turno.

Na mesma tela, mencionada acima, a de cada aluno matriculado, ainda encontramos os botões AUTORIZADOS e MEDICAMENTOS. Trataremos desses dois itens nas questões:

Como a escola autoriza pessoas para terem acesso a cada aluno?

Como, se necessário, a escola pode inserir medicamentos para um aluno?

Neste item da Agenda da Madu, acontece o cadastramento das atividades acadêmicas e festivas do ano, como início e término do período letivo, época de matrícula, datas comemorativas, festas, feriados, reuniões com pais e professores, etc. Na função Calendário Anual, a escola pode criar convites individuais, como para um pai de aluno ou para grupos, como o de professores ou para uma turma específica. Por exemplo, marcar e convidar turmas para reuniões de final de bimestre ou toda a escola para a festinha Junina. Os convites serão enviados no aplicativo e/ou por e-mail, apenas para as pessoas ou grupos selecionados, podendo cada um deles confirmar, recusar ou ainda marcar que não tem certeza de sua presença no evento. Já, pais e responsáveis, podem solicitar e marcar reuniões com setores da escola, conforme as datas e horários disponibilizados.

Para inserir um novo evento no Calendário Anual, basta clicar no botão com o mesmo nome na faixa rolante no alto da página e na tela seguinte, clicar em NOVO. Complete o título, as datas de início e término , hora de início e término e os detalhes, se necessário. Para concluir, clique nos botões PESSOAS e/ou GRUPOS para marcar, convidar ou informar apenas uma pessoa, várias ou mesmo, um grupo (ex: grupo de mães ou a turma do 1°período) ou grupos (ex: todas as turmas para a festinha de fim de ano). Clique em OK, no rodapé da página. As pessoas e grupos selecionados serão mostrados nas tela. Clique em GRAVAR.

Lembrando que o evento lançado no Calendário Anual será visto pelo aplicativo dos pais e responsáveis apenas quando forem acessados por eles em seus calendários. Caso a escola queira que um evento seja visto logo na Home do aplicativo dos pais e responsáveis, precisa colocá-lo em destaque, clicando no botão DESTACAR.

Saiba como criar uma data ou evento de destaque consultando o item:

Como a escola pode DESTACATAR um evento no Calendário Anual?

Você também pode querer ler:

Como a escola cria Grupos na Agenda da Madu?

Chegamos ao coração da Agenda da Madu: nosso Diário de Bordo! É por meio dele que você, educador(a), terá uma visão completa do dia a dia dos seus alunos. O mesmo se aplica aos pais/responsáveis. Todas as informações sobre a rotina da criança estarão aqui.

Você pode visualizar todos os alunos por ordem alfabética ou fazer uma busca por palavra-chave, como, por exemplo, Maria Eduarda. Todas as alunas, professoras, mães ou responsáveis cadastradas no aplicativo, com esse nome, irão aparecer em sua tela. Basta clicar naquele nome sobre a qual deseja informações.

No caso dos alunos, você poderá visualizar as informações do Diário de Bordo cadastradas, como refeições, sono, evacuação e banho, medicamentos e mensagens.

Em refeições, os professores ou responsáveis por acompanharem esses períodos no dia, poderão marcar para cada aluno, em cada refeição, se ele comeu tudo, parte ou rejeitou a refeição. A opção “NÃO UTILIZADA” é empregada, por exemplo, se a criança precisar sair antes do horário em que a refeição será servida e não estará presente na escola.

No item sono, é possível marcar em “DORMIU”: sim ou não. Se a opção for SIM, surgem as lacunas para marcarem o período de tempo da soneca. Se a opção for NÃO, as lacunas para a inserção do período, não aparecem. Há ainda um recurso descrito como “GRAVAR ROTINA”. Esse item pode ser marcado se a criança tem sempre a mesma rotina de sono e o educador deseja simplificar a marcação do horário.

No ícone evacuação e banho, os educadores podem observar: EVACUOU? – sim ou não. Se, sim, também aparecerá a lacunas para ser preenchida com o número de vezes. Em seguida, o  aspecto – NORMAL, PASTOSO ou LÍQUIDO;  Em BANHO, também pode ser marcado SIM ou NÃO e o horário, se, sim.

Na área dos medicamentos, é possível visualizar todos os medicamentos cadastrados pelos pais, com horário e dose, e que a criança deverá receber durante o período em que estiver na escola. O educador ou responsável por essa tarefa, deverá marcar o horário de tomada do medicamento e quem ministrou. No caso de medicamentos de uso contínuo não é preciso cadastrar a informação dia a dia, basta clicar no botão Duplicar.

Os botões disponíveis no item medicamentos são:

  Excluir o medicamento

  Duplicar o medicamento: O sistema irá lhe perguntar por quantos dias deseja duplicar o medicamento.

  Ministrar: informa que o medicamento foi dado à criança.

 

Na área de bilhetes, a escola visualizará todos os contatos feitos pelos pais/responsáveis e poderá responder nesta área mesmo, como no Whatsapp. Para garantir o bom andamento dos trabalhos da escola/creche, a mensagem “O recebimento de mensagens está desabilitado durante o horário de aula. Em caso de emergência, entre em contato pelo telefone da escola” sempre aparecerá na tela do aplicativo na versão usada pelos pais.

Os pais só terão acesso às informações do dia de seus filhos, após os educadores responsáveis pelo preenchimento do Diário de Bordo clicarem em “FINALIZAR”. Antes disso, o Diário de Bordo estará visível apenas para a escola. Após a finalização do Diário de Bordo do dia, somente a diretoria da escola poderá editar um diário.

Dentro do período estipulado por cada escola (por exemplo, durante as aulas), as mensagens do item BILHETES, digitadas por professores(as)/educadores(as) ficarão gravadas mas, não serão enviadas aos pais. Essas mensagens só serão enviadas pelo aplicativo após a finalização dos Diários de Bordo.

No MENU rolante no topo da tela principal, selecione o item GRUPOS DE BILHETES.

Clique em novo ou no sinal de MAIS(+) no rodapé da página. Na tela seguinte, preencha o nome que quer dar ao grupo, por exemplo, Maternal I ou 5ª série B ou Professores ou outro necessário para a sua escola/creche. Marque em seguida, se serão permitidas respostas no grupo, marcando SIM ou NÃO. A resposta selecionada mudará de cor. Caso marque NÃO, o grupo será apenas para informativos da escola/creche para os participantes e não permitirá respostas dos integrantes do grupo.

Agora clique em INCLUIR PESSOAS. Em seguida, o nome de todas as pessoas cadastradas no aplicativo aparecerão na tela. Marque, rolando a tela, todos os nomes que deseja que participem do grupo que está criando. Os nomes aparecerão em ordem alfabética e aqueles selecionados mudarão de cor. Você também pode pesquisar por nomes através da lupa, no topo da tela. Se sua seleção estiver pronta, clique em OK. Continue criando quantos grupos desejar.

Os grupos criados poderão ser usados no envio de atividades, arquivos de textos e fotos, através da funcionalidade, DOCUMENTOS e no convite de eventos, na funcionalidade CALENDÁRIO ANUAL.

 

Após a leitura da pergunta “O que é o item Calendário Anual?” e a criação de um data/evento no item CALENDÁRIO ANUAL, você já pode destacar o evento que desejar. Para isso, clique em DESTACAR. O aplicativo apresentará duas opções para a sua imagem de destaque: poderá destacar o seu evento tirando uma foto clicando em TIRAR FOTO ou com uma imagem da galeria do dispositivo clicando em GALERIA. O informativo ou convite ficará fixo na Home do aplicativo das pessoas e grupos selecionados, ou seja, assim que pais/responsáveis e profissionais da escola abrirem a Agenda da Madu, já poderão ler o comunicado.

 

 

 

Caso seja necessário que escola registre a tomada de algum medicamento pelo aluno, ela deverá proceder da seguinte maneira: entrar na funcionalidade ALUNOS ? turma do aluno em questão ? nome do aluno ? Clicar em MEDICAMENTOS. Na tela seguinte, clique em NOVO. Basta preencher as informações como o nome do medicamento, data, horário, dose, que ministrou e alguma observação, se houver.

IMPORTANTE: baseado nas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria e órgãos competentes, cada instituição padroniza o seu próprio protocolo para uso seguro de medicamentos em creches e escolas. Os protocolos devem ser rigidamente seguidos. A Agenda da Madu apenas fornece ferramentas que possam facilitar as ações previstas nesses protocolos e a comunicação entre escola/creche e pais/responsáveis. A Agenda da Madu incluiu essa funcionalidade apenas para, caso ocorram situações emergenciais, seguidas de acompanhamento médico, estas possam ser também, registradas.

Entre na funcionalidade ALUNOS ? turma do aluno em questão ? nome do aluno e clique em AUTORIZADOS. Os nomes dos pais/responsáveis cadastrados, aparecerão em ordem alfabética. Procure o nome dos pais/responsáveis do aluno em questão e clique sobre eles. Os nomes selecionados mudarão de cor.  Clique em GRAVAR no final da tela.

Ao retornar à funcionalidade AUTORIZADOS, no menu rolante, no topo da tela, veremos que os nomes de pais/responsáveis selecionados, conforme o processo acima,  estarão ligados à seus filhos como autorizados para acompanharem as suas informações escolares.

Nomes de pais/responsáveis que não forem selecionados, não terão acesso às informações da agenda e aparecerão com a frase: Esse usuário não está autorizado a acessar dados de nenhum aluno na escola.

Para isso, é necessário entrar na funcionalidade ALUNOS, entrar na turma e no no perfil do aluno escolhido e clicar no botão AUTORIZADOS. Clique em NOVO ou no sinal de MAIS(+), no rodapé da página. Uma tela para a inserção de nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do autorizado se abrirá. Esse processo deve ser realizado, inclusive, com o nome dos pais/responsáveis de cada aluno em questão. Clique em GRAVAR. Pronto. Um novo nome para ser autorizado já está cadastrado.

Veja também:

Como a escola autoriza pessoas para terem acesso a cada aluno?

Na versão do aplicativo para escolas, podemos encontrar no menu rolante, o item AVALIAR CARDÁPIO. Este item é acessado pela equipe administrativa da escola ou pelos responsáveis pela nutrição e/ou pelo cardápio servido nas refeições da escola.

Neste item, é possível visualizar o cardápio lançado pelo Nutricionista para o período de tempo solicitado pela escola. Dessa forma, os responsáveis pela aprovação do cardápio para cada refeição servida pode ler e aprovar ou reprovar os tipos de alimentos que serão servidos.

Caso o cardápio seja aprovado, o responsável por sua avaliação, deve clicar no ícone APROVAR CARDÁPIO.  O responsável por sua montagem e cadastramento, receberá uma notificação de que o cardápio para aquele período de tempo foi aprovado e está liberado para ser visualizado pelos pais/responsáveis, no Diário de Bordo de cada aluno.

Caso, por algum motivo, o cardápio seja reprovado, por exemplo, pela ausência de algum alimento para aquele período, o responsável por sua avaliação, deve clicar no ícone RECUSAR CARDÁPIO.  O responsável por sua montagem e cadastramento, receberá uma notificação de que o cardápio para aquele período de tempo foi reprovado e precisará sofrer algum ajuste. O cardápio ainda não estará disponível para pais/responsáveis.

O(a) Nutricionista, assim como qualquer outro profissional da escola/creche, terá um e-mail e senha para o seu acesso ao aplicativo da escola, basta que realize o seu Login.

Para o cadastramento de pratos/ alimentos e cardápios, basta que siga o passo a passo descrito em  “Como cadastro os Pratos/Alimentos do cardápio?” e “Como monto o Cardápio da minha escola/creche?”, nesta mesma lista de questões.

O detalhe importante para o profissional Nutricionista é que este terá o botão “ENVIAR CARDÁPIO”, para que, quando o cardápio de um determinado período estiver completo, possa ser enviado para a avaliação da escola/creche. Na aprovação do cardápio, o(a) Nutricionista receberá uma notificação de aceite. Se o cardápio, por algum motivo, não for aceito pela escola/creche, o(a) Nutricionista receberá também uma notificação, informando sobre os detalhes da negativa (Ex: algum erro de português, algum alimento em falta…). Dado isso, o problema poderá ser corrigido e o cardápio, reenviado para a escola.

Apenas depois de aprovado, o cardápio estará disponível para a leitura dos pais/responsáveis.

 

A ferramenta CONTROLE DE ACESSO está presente no menu rolante na página inicial do aplicativo Agenda da Madu para escolas.

Esse item auxilia os responsáveis pela administração/gestão da escola à definirem quais setores e/ou pessoas podem acessar as informações do aplicativo Agenda da Madu e, inclusive, quais informações estarão disponíveis para cada um.

Dentro desse item, veremos dois segmentos:

ITENS DOS APLICATIVO DA ESCOLA E PROFESSORES: alunos, pratos, cardápios, profissionais, turmas, autorizados, grupo de bilhetes, avaliar cardápio, calendário anual, diário de bordo e documentos.

ITENS DOS APLICATIVO DOS AUTORIZADOS: perfis de alunos e o próprio, problemas e sobre.

Clicando que qualquer um desses itens, por exemplo, TURMAS, abrirá uma nova tela com todos os setores profissionais da escola(coordenação, diretoria administrativa, diretoria pedagógica, nutricionista, professores, professor(a) substituto(a) e secretaria).

Ao clicar em COORDENAÇÃO, por exemplo, veremos as opções: Ler turmas, gravar turmas e trocar professor. Se todas as opções forem marcadas, o profissional classificado como pertencendo a coordenação, poderá acessar(ler) o nome das turmas existentes, criar e inserir novas turmas e escalar e trocar professores.

Suponhamos agora, que também clicando no item TURMAS, como no primeiro exemplo, escolhamos agora, entre os cargos existentes, PROFESSORES. Suponhamos, também, que dentre as opções ler turmas, gravar turmas e trocar professor, marquemos apenas, LER TURMAS. Assim, todos que forem classificados como professores no aplicativo, poderão apenas ler as turmas existentes. Não poderão criar e inserir novas turmas e nem escalar e trocar professores. Dessa forma, repetindo o procedimento com todos os cargos, pode-se estabelecer o controle de acesso para cada item do aplicativo.

Na tela principal do aplicativo Agenda da Madu para a escola, é possível visualizar, o MENU SANDUÍCHE. Esse menu apresenta-se como três riscos, um sobre o outro, no topo da tela e à direita.

Ao clicarmos nesse MENU, conseguiremos ver: o nome do usuário logado, o e-mail cadastrado para o usuário logado, CONTA E APP e SAIR.

Em CONTA E APP a escola poderá visualizar a versão do aplicativo, o servidor acessado, o espaço no servidor e todo o relatório sobre o número de alunos, autorizados, taxas de respostas no envio de documentos, itens mais amados pelos usuários, itens mais baixados pelos usuários entre outros dados, que possibilitam a produção de uma ótima ferramenta informativa para as futuras ações estratégicas da escola.

Clicando em SAIR, é possível realizar o logof do aplicativo.

Abra a tela principal do aplicativo Agenda da Madu da escola e procure pelo sininho, no rodapé da página. Clique no sininho. A tela seguinte, mostrará as notificações, ou seja, as mensagens novas para as ferramentas: BILHETES, MEDICAMENTOS e CALENDÁRIO. Caso algum medicamento precise ser ministrado no dia, um círculo vermelho com o número de notificações estará em destaque no retângulo da ferramenta, à direita. Clique me MEDICAMENTOS. A lista com todos os alunos e seus respectivos medicamentos, doses, horários e observações aparecerão. Do lado direito de cada aluno, aparecerá um ícone verde com uma colher e um frasco de remédio . Seguindo a lista de medicamentos, assim que cada aluno recebe o medicamento programado para o dia, o ícone verde deve ser clicado, marcando e registrando a administração para cada aluno. A informação do medicamento administrado, ficará disponível para os pais/responsáveis no fechamento do Diário de Bordo daquele dia.

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Onde a escola visualiza a lista de medicamentos dos alunos a serem ministrados a cada dia?

Para visualizar todos os alunos que possuem um medicamento ou alguma rotina médica para o dia em questão, abra a tela principal do aplicativo Agenda da Madu da escola e procure pelo sininho, no rodapé da página. Clique no sininho. A tela seguinte, mostrará as notificações, ou seja, as mensagens novas para as ferramentas: BILHETES, MEDICAMENTOS e CALENDÁRIO. Caso algum medicamento precise ser ministrado no dia, um círculo vermelho com o número de notificações estará em destaque no retângulo da ferramenta, à direita. Clique me MEDICAMENTOS. A lista com todos os alunos e seus respectivos medicamentos, doses, horários e observações aparecerão. Clique em cada um deles para visualizar os detalhes.

Você também pode querer ler:

Como a escola pode registrar a administração dos medicamentos cadastrados pelos pais/responsáveis?

Essa funcionalidade permite o carregamento de arquivos de textos e de mídia dentro da Agenda da Madu, promovendo o envio de atividades para as crianças e de informação para os pais e responsáveis.

Se o diário de Bordo é a informação do dia da criança, o Documentos é a temporal. Ou seja, é para ser usado de maneira indiferente à rotina da criança na escola. É uma área de interação completa!

Assim como nas redes sociais abertas, na Agenda da Madu, você pode, e deve, compartilhar fotos, vídeos e arquivos diversos… igual nas redes sociais. Só que com segurança e sem superexposição.

As famílias podem conversar e reagir aos Documentos e conteúdos que compartilham.

Mas… só a escola pode criar Documento.

Para preencher o Diário de Bordo de cada criança, os responsáveis por essa tarefa na escola, devem entrar em Alunos e depois, na turma pela qual desejam começar os diários ou, digitar o nome do aluno que desejam, na lupa de pesquisa, no alto da tela.

Entrando em qualquer uma das turmas, a lista dos alunos, em ordem alfabética, aparecerá. Clique em Diário para visualizar os itens do dia da criança que escolher. Você pode iniciar por qualquer um deles. No entanto, a rotina ficará bem mais rápida e organizada se a ordem no aplicativo for seguida: Refeição, Sono, Evacuação/Banho, Medicamentos e Bilhetes.

Em refeições, professores(as) ou os responsáveis pelo preenchimento das informações do Diário de Bordo, visualizam o nome das refeições servidas e podem clicar nas opções que seguem, marcando como a criança se alimentou naquele horário, se comeu tudo, parte, se rejeitou ou, se não foi utilizada, caso a criança não estivesse presente naquele horário.  Também existe uma linha, abaixo de cada refeição para que observações possam ser inseridas como: não quis cenoura ou repetiu apenas o feijão.

Clique em próximo e as informações serão gravadas e o item seguinte, SONO, se abrirá.

Em sono, é possível marcar se a criança dormiu ou não. Se, sim, deve-se inserir o intervalo dormido, clicando no espaço para horário. Um reloginho aparece. Basta clicar, marcando o início e o fim do soninho. Clique em inserir.

Uma outra função, é a possibilidade de gravar a rotina de sono. Caso a soneca já possua um horário usual, clicando em gravar rotina, o aplicativo já irá oferecer o horário de rotina para ser inserido e salvo.

Esta tela traz as informações sobre evacuação e banho. Vemos a pergunta “Evacuou?” É possível clicar em SIM ou NÃO. Clicando em sim, aparece  a lacuna “Número de vezes” para ser preenchida. Logo abaixo, deve ser marcado o aspecto: NORMAL ou PASTOSO ou LÍQUIDO.

No questionamento “Banho?” basta clicar em SIM ou NÃO. Clique em próximo.

Na tela dos medicamentos, é possível visualizar todos os medicamentos (prescritos pelo médico) cadastrados e que a criança deverá receber, durante o período em que estiver na creche/escola. Essa funcionalidade também apresenta a possibilidade de informar o horário em que o medicamento foi ministrado e quem ministrou.

O cadastro dos medicamentos, incluindo o seu nome, dia de aplicação, dosagem, horário e alguma particularidade, deve ser realizado pelos pais/responsáveis.

Caso a escola, em uma emergência e, de acordo com suas normas, necessite ministrar algum medicamento, como um antitérmico, também será possível.

Basta clicar em novo e preencher os dados solicitados no formulário. Clique em gravar.

Após a inserção e a gravação do novo medicamento, a tela se apresentará dessa forma:

É possível ver o nome do medicamento, data, horário e alguma observação relevante no momento da dose descrita.

Clicando sobre o medicamento, os demais detalhes como, a dose, serão apresentados.

Também estão presentes os seguintes ícones:

Caso o medicamento não seja mais necessário, ele pode ser descartado no ícone Lixo.

 Esse ícone é utilizado para a Replicação do medicamento, em casos, por exemplo, de uso contínuo. Vamos explaná-lo logo a seguir.

Esse é o ícone Ministrar. No momento em que o medicamento for ministrado, é necessário clicar nesse ícone para marcar o horário e o responsável pela operação.

Nos casos em que os medicamentos precisem ser repetidos vários dias, ou, até mesmo sejam de uso contínuo, não é preciso cadastrar a informação dia a dia. Para isso, basta clicar no ícone com as     duas folhinhas  (replicar) e colocar quantas vezes deseja replicar a prescrição do medicamento. Clique em botão Replicar.

É importante salientar, que quando o pedido de replicação acontece em dias de feriado e/ou final de semana, o aplicativo irá contar aquele dia também, mas não irá mostrá-lo.

Por exemplo:

Se o medicamento for laçado em uma sexta-feira e for solicitada uma replicação para quatro dias, o aplicativo mostrará o lançamento de sexta-feira e as replicações 3 e 4, que serão de segunda e terça-feira. As replicações 1 e 2 (sábado e domingo) serão contadas, mas não serão apresentadas já que nesses dias, a criança não estará na escola.

Para marcar a aplicação do medicamento, clique no ícone ministrar (o ícone com o frasquinho de medicamento e uma colher). Aparecerá a opção para marcar quem foi responsável por ministrar o medicamento à criança. Clique em OK e logo após em Gravar.

A tela, após ministrar o medicamento, ficará dessa forma: os ícones para excluir e ministrar, desaparecerão e o reloginho ficará verde, sendo visível que o medicamento em questão, já foi dado à criança.

Toda essa operação pode ser repetida quantas vezes desejar e com quantos medicamentos forem necessários.

Para seguir no Diário de Bordo, clique em próximo.

Chegamos, então, ao último item do Diário de Bordo: Bilhetes.

Aqui é o espaço para recadinhos e lembretes referentes à rotina da criança.

Funciona como as antigas SMS’s: o emissor envia e aguarda a resposta com algum atraso de tempo, já que a troca de mensagens, em tempo real, como acontece atualmente em aplicativos como o Whatsapp, ficaria incompatível com a atenção que professores(as) e demais profissionais de creches e escolas precisam oferecer às crianças em tempo integral. Então, se o assunto for urgente, instrua os pais para que liguem para a escola e os professores, para que liguem para os pais.

Basta digitar mensagens normalmente, como faz em outros aplicativos e enviar. Ainda estão disponíveis emotions, frases prontas e a possibilidade de anexar imagens JPG. Clique em enviar e pronto!

Terminada a última etapa, bilhetes, podemos finalizar o Diário de Bordo.

Se todos os dados estiverem corretos e todas as informações inseridas, você pode clicar em Finalizar, no pé da página. Uma mensagem de confirmação aparecerá, perguntado se você confirma o fechamento. Clique em SIM ou NÃO. Caso sua resposta seja NÃO, o Diário de Bordo continuará em aberto e as informações poderão ser acessadas e corrigidas em qualquer momento, até que seja clicado em SIM.

Enquanto o diário não for finalizado, os pais também não terão acesso às informações de suas crianças.

A partir do momento em que for confirmado o fechamento do Diário de Bordo, apenas a diretoria poderá realizar alguma edição nas informações.

Com o fechamento do Diário de Bordo, aí, sim, os pais terão acesso às informações de suas crianças.

Perceba que desse momento em diante, o aluno, cujo o Diário de Bordo foi finalizado, aparece com o botão LER DIÁRIO, enquanto nos demais, ainda não finalizados, visualizamos o botão DIÁRIO.

Um detalhe importante, também é a informação da tela, onde visualizamos as turmas. A cada Diário de Bordo finalizado, a contagem de diários de cada turma, aumenta.

 

 

Família

Baixe e instale o aplicativo Agenda da Madu na loja de seu smartphone (Play Store ou Apple Store). Se a escola de seu filho tiver optado pela personalização do aplicativo, procure pelo nome da escola/Agenda da Madu. Você encontrará o ícone com a logomarca da escola que procura.

Para realizar o primeiro acesso no aplicativo, os pais ou responsáveis deverão ter fornecido um e-mail atualizado à escola. O e-mail fornecido deverá ter sido cadastrado pela escola. Automaticamente, o aplicativo Agenda da Madu enviará uma senha a todos os e-mails cadastrados. Em seguida, basta abrir o aplicativo Agenda da Madu em seu smartphone e, na tela de login, inserir o seu e-mail e senha.

Depois de seu primeiro acesso, o seu login será automático, ou seja, o aplicativo identifica o e-mail e a senha cadastrados, facilitando ainda mais o seu uso.

Se você esquecer sua senha, na tela de abertura do aplicativo Agenda da Madu, basta clicar em Esqueceu a senha? e informar o seu e-mail cadastrado. O sistema lhe enviará um token (código com oito caracteres) válido por 24 horas.

Digite o novamente o seu e-mail e o token recebido. O sistema automaticamente, permitirá que o usuário cadastre uma nova senha. Volte à tela inicial de Login e insira o seu e-mail cadastrado e sua nova senha.

Pronto! Seu acesso estará restabelecido. Aproveite a Agenda da Madu!

Para enviar um recado para o professor(a) do seu(a) filho(a), basta, nas funcionalidades do Diário de Bordo, entrar em BILHETES e digitar o recado ou bilhete para o professor(a) do seu(a) filho(a). É um sistema semelhante ao whatsapp onde você pode, inclusive, enviar emotions(emojis) em sua conversa. Mas é importante lembrar, que sua mensagem será lida pelos(as) professores(as) apenas fora do horário das aulas. Você também só receberá mensagens dos(as) professores(as) ao término das aulas. Esse mecanismo é necessário para que educadores(as) e professores(as) possam se dedicar integralmente ao cuidado das crianças.

Caso precise entrar em contato com urgência, por favor, ligue para o telefone da escola.

 

Nesta tela, você verifica as pessoas autorizadas a acessarem os dados dos seus filhos no Diário de Bordo do aplicativo.

Na tela principal do aplicativo, clique no menu sanduíche, no topo da tela, à direita. Nesse Menu, clique em PERFIS.  Escolha o perfil da criança que quer visualizar o AUTORIZADO.

No rodapé da tela, clique em AUTORIZAR PESSOAS. As pessoas autorizadas a acessarem os dados de seu(s) filho(s) aparecerão em amarelo. A qualquer momento, você pode dar acesso ou remover acesso à pessoas nessa listagem.

Caso deseje incluir outra(a) pessoa(s) para acompanhar o Diário de Bordo de seu(s) filhos, basta clicar em NOVO, incluir os dados do novo usuário e clicar em GRAVAR, no rodapé da tela. Lembre-se que a inserção de um e-mail correto é muito importante.

Em seguida, o nome do novo usuário aparecerá na lista de nomes, em ordem alfabética. Role a tela e encontre o nome inserido e clique sobre ele. O nome marcado mudará de cor. Clique em GRAVAR. Pronto! Este usuário está autorizado a acessar os dados do Diário de Bordo de seu(s) filho(s).

Na tela principal do aplicativo, clique no menu sanduíche, no topo da tela, à direita. Nesse Menu, clique em PERFIS.  Escolha o perfil da criança para o qual quer adicionar um novo AUTORIZADO.

No rodapé da tela, clique em AUTORIZAR PESSOAS. As pessoas autorizadas a acessarem os dados de seu(s) filho(s) aparecerão em amarelo. Para incluir outra(a) pessoa(s) para acompanhar o Diário de Bordo de seu(s) filhos, basta clicar em NOVO, incluir os dados do novo usuário e clicar em GRAVAR, no rodapé da tela. Lembre-se que a inserção de um e-mail correto é muito importante.

Em seguida, o nome do novo usuário aparecerá na lista de nomes, em ordem alfabética. Role a tela e encontre o nome inserido e clique sobre ele. O nome marcado mudará de cor. Clique em GRAVAR. Pronto! Este usuário está autorizado a acessar os dados do Diário de Bordo de seu(s) filho(s).

Esse novo usuário receberá automaticamente, em seu e-mail cadastrado, a senha para acesso.

Depois do primeiro login desse novo autorizado, os seus acessos seguintes também serão automáticos, ou seja, o aplicativo identifica os novos e-mail e senha cadastrados.

Caso seja necessário desautorizar/cortar o acesso de algum usuário às informações de seu filho, basta proceder como no passo a passo acima, encontrando o nome selecionado de quem deseja desautorizar. Clique sobre o nome. Este deve ficar em branco, indicando que foi desmarcado. Clique em GRAVAR. Pronto! Mesmo que esse usuário utilize a senha fornecida pelo aplicativo, não conseguirá realizar o login e acessar os dados do Diário de Bordo.

Na tela principal do aplicativo, clique no menu sanduíche, no topo da tela, à direita. Nesse Menu, clique em PERFIS.  Escolha o perfil da criança para o qual quer  remover o acesso de uma pessoa.

No rodapé da tela, clique em AUTORIZAR PESSOAS. As pessoas autorizadas a acessarem os dados de seu(s) filho(s) aparecerão em amarelo.

Clique no nome da pessoa que se deseja desabilitar (em amarelo). Ele automaticamente mudará para branco. Clique em Gravar.
A partir de então, essa pessoa não poderá mais acessar os dados do Diário de Bordo, apesar de o nome ainda poder ser visualizado na listagem.

Se você tiver apenas uma criança matriculada na escola, todos os dados dela já aparecerão de imediato na tela Perfil Aluno.

Caso haja mais de uma criança matriculada, os nomes aparecerão na tela e bastará clicar em um deles para carregar os dados do Diário de Bordo.

Caso seu acesso já tenha sido autorizado pela escola, mas não aparecerem na tela os alunos vinculados ao seu e-mail, por favor, entre em contato com a diretoria da escola para liberação dos mesmos.

Após realizar o seu Login na Agenda da Madu, uma tela principal se abrirá.

Para ver o Diário de Bordo do dia basta clicar no espaço de calendário, escolher a data que deseja consultar e clicar na lupa ao lado. Para ver datas anteriores ou voltar ao dia atual, informe a data do dia e clique na lupa.

Enquanto a escola não tiver finalizado o Diário de Bordo de seu(a) filho(a), você não conseguirá visualizar as informações do dia e estará na tela a mensagem: “Não há diário para essa data. O Diário pode não ter sido finalizado pela escola”. O mesmo se aplica para os dias em que não houver aula.

A mensagem desaparecerá assim que a escola/creche finalizar os Diários de Bordo do dia.

Cada escola define o horário para a finalização e envio das informações do Diário de Bordo.

No Diário de Bordo do aplicativo, você terá todas as informações do cotidiano do seu filho, seja do dia corrente ou dos dias anteriores.

É possível verificar quais as refeições ele fez e qual foi o cardápio(?) do dia; se ele dormiu aquele soninho gostoso durante o dia; se ele foi ao banheiro (e quantas vezes); se já está de banho tomado e se tomou os medicamentos receitados pelo médico, no horário certinho. Estas informações serão liberadas diariamente, assim que a equipe da escola finalizar o cadastro dos dados.

Com a data definida para a consulta, marcada no ícone do Calendário, clique na lupa. Assim, todos os itens como refeição, sono, evacuação e banho, medicamento e bilhetes, estarão atualizados.
Basta clicar em cada item e ele abrirá trazendo as informações para a sua visualização.

 

No item Medicamentos, você pode cadastrar as necessidades de saúde da criança, desde a aplicação de repelentes, hidratantes e pomadas para assaduras, até tratamentos agudos ou contínuos utilizando medicamentos.

Para inserir um novo medicamento, vá à tela principal do aplicativo, clique no menu sanduíche, no topo da tela, à direita. Nesse Menu, clique em PERFIS.  Escolha o perfil da criança para o qual quer adicionar o medicamento. No rodapé da tela clique em MEDICAMENTOS.

Nesta tela, clique me NOVO. Uma tela pra incluir nome do medicamento, data, horário, dosagem e observações se abrirá. Se um mesmo medicamento tiver que ser ministrado em horários diferentes, em um mesmo dia, é necessário que se faça um lançamento para cada horário da terapia. Por exemplo: um antibiótico X deve ser ministrado às 8:00 e às 16:00. Então, é necessário que seja realizado um cadastramento para às 8:00 e um novo cadastramento do mesmo antibiótico para às 16:00. Complete e clique em GRAVAR. A escola/creche, através do Diário de Bordo do aluno, terá acesso à essas novas informações inseridas e poderá segui-las, conforme os seus protocolos de saúde, previamente apresentados aos pais/responsáveis. No caso do exemplo, no Diário de Bordo do aluno, aparecerão para a escola/creche, duas notificações para a administração de medicamentos no dia em questão.

IMPORTANTE: baseado nas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria e órgãos competentes, cada instituição padroniza o seu próprio protocolo para uso seguro de medicamentos em creches e escolas. Os protocolos devem ser rigidamente seguidos. A Agenda da Madu apenas fornece ferramentas que possam facilitar as ações previstas nesses protocolos e a comunicação entre escola/creche e pais/responsáveis.

Nos casos em que o medicamento precise ser ministrado mais de uma vez ao dia ou por mais de um dia, não é necessário a inserção de todas as informações novamente. Basta clicar no ícone (replicar),  ao lado do medicamento cadastrado.  Uma tela com os dados do medicamento se abrirá e abaixo, é solicitado que seja digitado o número de repetições desejadas. Clique em REPLICAR. Será possível visualizar o medicamento, seu dados inseridos e suas repetições solicitadas em uma lista com data crescente. Não é possível realizar edições em medicamentos replicados. Nome, horário, dose e observações se repetem, apenas a data se alterará, com o sequenciamento dos dias.

OBS: o aplicativo conta a replicação do medicamento em um sequenciamento linear de dias, mas só apresenta a listagem para os dias de aula. Se, por exemplo, for solicitada a replicação de um medicamento por mais 4 dias, em uma quinta-feira, e essa solicitação for após o período da aula, o sistema lançará a primeira replicação do medicamento com a data de sexta-feira, contará o sábado e o domingo e lançará a quarta replicação apenas para a segunda-feira. Ou seja, durante o fim de semana, é entendido que a criança tomará o mendicamento em casa.

Medicamentos inseridos com erros ou tratamentos que se tornem desnecessários, também podem ser excluídos através do ícone que simboliza uma latinha de lixo, ao lado do medicamento.

Na tela principal da Agenda da Madu, insira a data para a qual deseja ver as informações do Diário de Bordo de seu filho. Os ícones com as informações da rotina escolar se abrirão  e estarão visíveis para o dia escolhido. Clique em Evacuação e Banho. Nesta tela do Diário de Bordo, você visualizará as informações se a criança evacuou ou não, quantas vezes  e o aspecto(normal, pastoso ou líquido).

Você pode visualizar, também, se ela está voltando para casa de banho tomado (sim ou não).
Caso ocorra qualquer anormalidade, ou para mais detalhes, a área de BILHETES deverá ser usada pelos pais e pelas professoras para contato e troca de informações.

Na tela principal da Agenda da Madu, insira a data para a qual deseja ver as informações do Diário de Bordo de seu filho. Os ícones com as informações da rotina escolar se abrirão  e estarão visíveis para o dia escolhido. Clique em Sono.

Nesta tela do Diário de Bordo, você visualizará as informações se a criança dormiu (Sim ou Não) e em qual horário.

Nesse item, você também poderá entrar em contato diretamente com a escola, enviando e recebendo mensagens através do ícone BILHETES.

Na tela principal da Agenda da Madu, insira a data para a qual deseja ver as informações do Diário de Bordo de seu filho. Os ícones com as informações da rotina escolar se abrirão  e estarão visíveis para o dia escolhido. Clique em Refeições. Clicando nesse ícone, é possível saber sobre a rotina alimentar de seu filho, em cada uma das refeições fornecidas durante o período em que ele estiver na escola, incluindo, o cardápio de cada refeição, clicando no ícone (?).

Você fica sabendo se seu filho comeu tudo, só um pouco ou se não quis se alimentar.

A opção Não utilizada é para os casos nos quais a criança não estava presente na hora em que foi servida a refeição ou, não foi contratada pelos pais.

Da mesma forma das telas anteriores, o botão  Bilhetes pode ser usado para destacar alguma informação a ser passada para a professora ou para os pais.

ATENÇÃO: Se você tiver algum problema para acessar o aplicativo, verifique a configuração de seu celular. Algumas versões do Android, pedem que as configurações de acesso à câmera e galeria sejam realizadas manualmente. Verifique suas configurações e evite o bloqueio do aplicativo.

PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA, SIGA OS PASSOS ABAIXO:

1 – Acesse as configurações do dispositivo;

2 – Localize a opção Aplicativos e toque nela;

3 – Localize o aplicativo com o NOME DA ESCOLA/Agenda da Madu e toque nele;

4 – Localize a opção Permissões e toque nela.

5 – Na tela a seguir, habilite as opções “Armazenamento” ou “Galeria” e também, “Câmera”;

6 – Refaça os testes, por gentileza.

7- Caso o problema persista, entre em contato com o nosso suporte.

Na tela principal do aplicativo Agenda da Madu para pais/responsáveis, é possível visualizar, o MENU SANDUÍCHE. Esse menu apresenta-se como três riscos, um sobre o outro, no topo da tela e à direita.

Ao clicarmos nesse MENU, conseguiremos ver: o nome do usuário logado, o e-mail cadastrado para o usuário logado, a versão instalada em uso, os perfis da conta, os contatos da escola, informações sobre o aplicativo, canal de suporte em Problemas? e sair.

PERFIS: nesse item será possível visualizar o perfil do responsável logado e os perfis de cada criança, caso tenha mais de um filho matriculado nessa escola.

No perfil de cada criança, veremos o nome da criança, o telefone de contato, nome do pai, nome da mãe, turma matriculada, o turno e os botões para a inserção de novos autorizados e medicamentos. No perfil do responsável logado, veremos o nome completo, endereço, e-mail e telefone. esse dados poderão ser alterados pelo responsável quando necessário e depois clicar em GRAVAR.

CONTATOS DA ESCOLA: a escola poderá inserir o dados de contato como telefone, endereço e e-mail.

SOBRE ESSE APP: informações sobre o aplicativo e site.

PROBLEMAS?: contem os canis de suporte do aplicativo como telefone fixo, whatsapp, e-mail, site e espaço para o envio de mensagens.

SAIR: realiza o logof do aplicativo.

Na tela principal da Agenda da Madu, insira a data para a qual deseja ver as informações do Diário de Bordo de seu filho. Os ícones com as informações da rotina escolar se abrirão  e estarão visíveis para o dia escolhido. Clique em Medicamentos. Nessa ferramenta, é possível ver toda a lista de medicamentos ministrados, perdidos ou programados para a criança. À frente de cada medicamento da lista, é possível ver um ícone de relógio. Este ícone indica a situação de cada medicamento cadastrado. Para medicamentos programados, vemos o ícone na cor cinza. Para medicamentos administrados, o ícone se tornará verde e, para medicamentos que, por algum motivo, não tenham sido administrados no horário e no dia solicitados, o ícone estará em vermelho.

           

Caso a escola solicite aos pais/responsáveis o envio de um arquivo/foto de uma receita médica de um de seus alunos, estas poderão ser enviadas através da ferramenta BILHETES no Diário de Bordo ou, em MENSAGENS, no balãozinho do rodapé da tela. Clique na ferramente e em seguida, clique em anexar imagem. Anexe uma imagem da galeria ou tire uma foto do documento que deseja enviar. Clique em salvar na nuvem. A linha para a inclusão de texto, se houver necessidade, ficará logo acima da foto. Clique no aviãozinho para  enviar. Pronto! A escola já poderá acessar a receita enviada, através do aplicativo.

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