Para preencher o Diário de Bordo de cada criança, os responsáveis por essa tarefa na escola, devem entrar em Alunos e depois, na turma pela qual desejam começar os diários ou, digitar o nome do aluno que desejam, na lupa de pesquisa, no alto da tela.
Entrando em qualquer uma das turmas, a lista dos alunos, em ordem alfabética, aparecerá. Clique em Diário para visualizar os itens do dia da criança que escolher. Você pode iniciar por qualquer um deles. No entanto, a rotina ficará bem mais rápida e organizada se a ordem no aplicativo for seguida: Refeição, Sono, Evacuação/Banho, Medicamentos e Bilhetes.
Em refeições, professores(as) ou os responsáveis pelo preenchimento das informações do Diário de Bordo, visualizam o nome das refeições servidas e podem clicar nas opções que seguem, marcando como a criança se alimentou naquele horário, se comeu tudo, parte, se rejeitou ou, se não foi utilizada, caso a criança não estivesse presente naquele horário. Também existe uma linha, abaixo de cada refeição para que observações possam ser inseridas como: não quis cenoura ou repetiu apenas o feijão.
Clique em próximo e as informações serão gravadas e o item seguinte, SONO, se abrirá.
Em sono, é possível marcar se a criança dormiu ou não. Se, sim, deve-se inserir o intervalo dormido, clicando no espaço para horário. Um reloginho aparece. Basta clicar, marcando o início e o fim do soninho. Clique em inserir.
Uma outra função, é a possibilidade de gravar a rotina de sono. Caso a soneca já possua um horário usual, clicando em gravar rotina, o aplicativo já irá oferecer o horário de rotina para ser inserido e salvo.
Esta tela traz as informações sobre evacuação e banho. Vemos a pergunta “Evacuou?” É possível clicar em SIM ou NÃO. Clicando em sim, aparece a lacuna “Número de vezes” para ser preenchida. Logo abaixo, deve ser marcado o aspecto: NORMAL ou PASTOSO ou LÍQUIDO.
No questionamento “Banho?” basta clicar em SIM ou NÃO. Clique em próximo.
Na tela dos medicamentos, é possível visualizar todos os medicamentos (prescritos pelo médico) cadastrados e que a criança deverá receber, durante o período em que estiver na creche/escola. Essa funcionalidade também apresenta a possibilidade de informar o horário em que o medicamento foi ministrado e quem ministrou.
O cadastro dos medicamentos, incluindo o seu nome, dia de aplicação, dosagem, horário e alguma particularidade, deve ser realizado pelos pais/responsáveis.
Caso a escola, em uma emergência e, de acordo com suas normas, necessite ministrar algum medicamento, como um antitérmico, também será possível.
Basta clicar em novo e preencher os dados solicitados no formulário. Clique em gravar.
Após a inserção e a gravação do novo medicamento, a tela se apresentará dessa forma:
É possível ver o nome do medicamento, data, horário e alguma observação relevante no momento da dose descrita.
Clicando sobre o medicamento, os demais detalhes como, a dose, serão apresentados.
Também estão presentes os seguintes ícones:
Caso o medicamento não seja mais necessário, ele pode ser descartado no ícone Lixo.
Esse ícone é utilizado para a Replicação do medicamento, em casos, por exemplo, de uso contínuo. Vamos explaná-lo logo a seguir.
Esse é o ícone Ministrar. No momento em que o medicamento for ministrado, é necessário clicar nesse ícone para marcar o horário e o responsável pela operação.
Nos casos em que os medicamentos precisem ser repetidos vários dias, ou, até mesmo sejam de uso contínuo, não é preciso cadastrar a informação dia a dia. Para isso, basta clicar no ícone com as duas folhinhas
(replicar) e colocar quantas vezes deseja replicar a prescrição do medicamento. Clique em botão Replicar.
É importante salientar, que quando o pedido de replicação acontece em dias de feriado e/ou final de semana, o aplicativo irá contar aquele dia também, mas não irá mostrá-lo.
Por exemplo:
Se o medicamento for laçado em uma sexta-feira e for solicitada uma replicação para quatro dias, o aplicativo mostrará o lançamento de sexta-feira e as replicações 3 e 4, que serão de segunda e terça-feira. As replicações 1 e 2 (sábado e domingo) serão contadas, mas não serão apresentadas já que nesses dias, a criança não estará na escola.
Para marcar a aplicação do medicamento, clique no ícone ministrar
(o ícone com o frasquinho de medicamento e uma colher). Aparecerá a opção para marcar quem foi responsável por ministrar o medicamento à criança. Clique em OK e logo após em Gravar.
A tela, após ministrar o medicamento, ficará dessa forma: os ícones para excluir e ministrar, desaparecerão e o reloginho ficará verde, sendo visível que o medicamento em questão, já foi dado à criança.
Toda essa operação pode ser repetida quantas vezes desejar e com quantos medicamentos forem necessários.
Para seguir no Diário de Bordo, clique em próximo.
Chegamos, então, ao último item do Diário de Bordo: Bilhetes.
Aqui é o espaço para recadinhos e lembretes referentes à rotina da criança.
Funciona como as antigas SMS’s: o emissor envia e aguarda a resposta com algum atraso de tempo, já que a troca de mensagens, em tempo real, como acontece atualmente em aplicativos como o Whatsapp, ficaria incompatível com a atenção que professores(as) e demais profissionais de creches e escolas precisam oferecer às crianças em tempo integral. Então, se o assunto for urgente, instrua os pais para que liguem para a escola e os professores, para que liguem para os pais.
Basta digitar mensagens normalmente, como faz em outros aplicativos e enviar. Ainda estão disponíveis emotions, frases prontas e a possibilidade de anexar imagens JPG. Clique em enviar e pronto!
Terminada a última etapa, bilhetes, podemos finalizar o Diário de Bordo.
Se todos os dados estiverem corretos e todas as informações inseridas, você pode clicar em Finalizar, no pé da página. Uma mensagem de confirmação aparecerá, perguntado se você confirma o fechamento. Clique em SIM ou NÃO. Caso sua resposta seja NÃO, o Diário de Bordo continuará em aberto e as informações poderão ser acessadas e corrigidas em qualquer momento, até que seja clicado em SIM.
Enquanto o diário não for finalizado, os pais também não terão acesso às informações de suas crianças.
A partir do momento em que for confirmado o fechamento do Diário de Bordo, apenas a diretoria poderá realizar alguma edição nas informações.
Com o fechamento do Diário de Bordo, aí, sim, os pais terão acesso às informações de suas crianças.
Perceba que desse momento em diante, o aluno, cujo o Diário de Bordo foi finalizado, aparece com o botão LER DIÁRIO, enquanto nos demais, ainda não finalizados, visualizamos o botão DIÁRIO.
Um detalhe importante, também é a informação da tela, onde visualizamos as turmas. A cada Diário de Bordo finalizado, a contagem de diários de cada turma, aumenta.